A história das Tradings Company

Bem-vindo ao Blog da Gadan, nossa expectativa é utilizar esse canal de comunicação para compartilhar conhecimentos, ideias e experiências relacionados ao comércio exterior, brasileiro e mundial.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a história do comércio mundial, no ano de 1400 ac, os fenícios dominaram as rotas comerciais. Como habitavam em regiões montanhosas e de pouca fertilidade, consequentemente era inviável o processo agricultor, por isso, desenvolveu embarcações, técnicas de navegação, e decidiram priorizar o comércio marítimo como sua principal atividade econômica.

Em meados de 1860, originaram as modernas tradings, os japoneses formaram o grupo empresarial Sogo Shosha, com a finalidade de intermediar as compras de matérias-primas para as indústrias para o fim de exportar o produto acabado.

O Brasil só se despertou para regular esta operação de comércio internacional em 1972, com a publicação do Decreto-Lei nº 1.248, ainda em vigor, no qual, reconheceu as empresas comerciais exportadoras, e não a expressão “trading company”, gerando confusão na doutrina entre as definições.

Nas últimas décadas, a média da participação do Brasil no comércio internacional ficou em torno de 1,2%.

No próximo post, vamos abordar as diferenças entre a “comercial exportadora” e “trading company”, até breve.